Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



100 cidades europeias assumem compromissos de adaptação às alterações climáticas

Segunda-feira, 20.10.14

MayorsAdapt.jpg

Há pelo menos 100 cidades ou municípios europeus disponíveis para tomar medidas para combater as alterações climáticas, entre eles Águeda, Alfândega da Fé, Cascais, Ílhavo, Lisboa e Vila do Conde. A assinatura dos compromissos no âmbito da iniciativa "Mayors Adapt", da Comissão Europeia, teve lugar na quinta-feira, em Bruxelas (ver texto em português). 

"Tínhamos o objetivo de estabelecer uma rede de 50 cidades até ao final do ano, mas já dispomos de 100 e outras aguardam a sua vez de aderir. As nossas cidades estão a preparar-se para resistir contra as alterações climáticas. Trata-se de uma boa notícia para os cidadãos e as empresas. Uma boa preparação ficará muito mais barata do que despoluir posteriormente — e pode salvar vidas", salientou a Comissária Europeia responsável pela Ação Climática, Connie Hedegaard.

O projeto foi lançado em março, no âmbito do "Pacto de Autarcas", que se concentra nos esforços para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, enquanto o "Mayors Adapt" centra-se em medidas de adaptação. "Como principais concentrações de população e de infraestruturas, as cidades são particularmente vulneráveis aos fenómenos meteorológicos extremos e aos efeitos adversos das alterações climáticas. Os órgãos de poder local desempenham, por conseguinte, um papel fundamental na implementação de medidas de atenuação e adaptação às alterações climáticas", explica a Comissão Europeia.

Ao aderir à iniciativa, os autarcas beneficiarão de apoio a atividades locais de combate às alterações climáticas, de uma plataforma para a cooperação e de uma maior sensibilização do público em matéria de adaptação e das medidas que devem ser tomadas. A lista de signatários inclui também Barcelona, Copenhaga, Frankfurt, Glasgow, Munique, Nápoles e Paris. Mais informações em http://mayors-adapt.eu/. [Fonte: Comissão Europeia] [ver notícia no Notícias ao Minuto]

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Quercus às 16:30





calendário

Outubro 2014

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031