Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Bank of América limita crédito à indústria do carvão

Segunda-feira, 11.05.15

bankofamerica.png

O Bank of America anunciou recentemente que vai reduzir a sua exposição financeira à indústria de extracção de carvão, bem como a outras empresas do sector. "A nova política reflete a nossa decisão de continuar progressivamente a reduzir a exposição ao setor de mineração de carvão a nível mundial", disse Andrew Plepler, director do departamento de responsabilidade social das empresas.

A "mudança radical" foi saudada pela Rainforest Action Network, uma das ONG que têm pressionado o banco. "É o reconhecimento da responsabilidade que o setor financeiro tem ao apoiar e lucrar com a indústria de combustíveis fósseis e com o caos climático que tem causado", afirmou Amanda Starbuck, diretora do programa de energia da RAN, citada pela Reuters.

No documento que apresenta a nova política, o “Bank of America reconhece que a mudança climática representa um risco significativo para o negócio, os clientes e as comunidades em que atua” e que, “como uma das maiores instituições do mundo financeiro, tem a responsabilidade de ajudar a mitigar as alterações climáticas, aproveitando a escala e os recursos para acelerar a transição de uma sociedade carbono-intensiva para outra de baixo carbono, e de fontes de energia alto teor de carbono para outras de baixo teor”, lê-se no documento.

Apesar de admitir que “os combustíveis fósseis, incluindo o carvão, irão continuar a fornecer uma quantidade significativa da energia necessária para alimentar a nossa sociedade”, a instituição reconhece os vários impactos associados a estas fontes de energia, e assume o compromisso de “aumentar o apoio à eficiência energética, à energia renovável e a outras fontes de energia de baixo carbono, através de empréstimos, investimentos, produtos e serviços, e operações.”

Fontes:
Bank of America limits coal funding
Bank of America's new policy to limit credit exposure to coal
BREAKING: Bank of America dumps coal mining

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Quercus às 16:33





calendário

Maio 2015

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31