Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Encíclica Papal sobre alterações climáticas e meio ambiente

Quinta-feira, 18.06.15

laudato-si-po.jpg

A organizações não governamentais de todo o mundo congratularam-se hoje com o forte argumento do Papa Francisco para que as pessoas e os líderes de todo o mundo combatam as alterações climáticas, na histórica Encíclica Papal sobre o meio ambiente e as alterações climáticas (anexa). O documento coloca as alterações climáticas e a proteção ambiental como questões fundamentais para acabar com as desigualdades e pobreza em todo o mundo.

O Papa Francisco é a mais recente e mais alta voz que se junta a uma longa lista de pessoas, de cientistas, líderes empresariais, economistas, líderes sindicais e jovens, que entendem que tomar medidas de combate às alterações climáticas e capacitar os países mais pobres apara um desenvolvimento sustentável é moral e economicamente justo.

O anúncio de hoje proporciona um enorme impulso para as duas cimeiras que acontecem este ano sobre desenvolvimento sustentável e mudança climática: em setembro, vão ser adotados na Assembleia Geral das Nações Unidas os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, numa sessão em que o Papa Francisco falará na Assembleia Geral da ONU. Em Dezembro, na COP21, cada vez se perspetiva mais um acordo global para começar a resolver o maior problema ambiental atual ao nível mundial.

Esta encíclica é de um extraordinário rigor científico e não aborda apenas os problemas ambientais, como coloca em causa o modelo de desenvolvimento económico vigente, bem como o consumo desenfreado. O papel dos combustíveis fósseis é claramente colocado em causa e as energias renováveis e a eficiência energética são vistas como soluções viáveis, num documento de diagnóstico e visão de futuro verdadeiramente surpreendente.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Quercus às 16:37


Comentar:

CorretorEmoji

Notificações de respostas serão enviadas por e-mail.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.





calendário

Junho 2015

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930




subscrever feeds