Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Líderes religiosos apelam para um acordo global em Paris

Sexta-feira, 23.10.15

Esta semana, uma declaração assinada por mais de 150 líderes religiosos e espirituais de diferentes religiões foi entregue a Christiana Figueres, Secretária Executiva do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas da Organização das Nações Unidas, num apelo para um acordo global de redução das emissões, justo, ambicioso, vinculativo e aplicável a todos os países a ser negociado ainda este ano, em Paris.

A carta sublinha a importância da COP21 ser o momento certo para traduzir gestão ecológica em ação climática concreta, mostrar responsabilidade intergeracional, garantir justiça climática, e para iniciar uma transformação individual e societal sem precedentes, bem como mostrar uma liderança real e visionária.

É um forte apelo para uma meta de longo prazo no sentido de eliminar progressivamente as emissões de GEE e integrar as energias renováveis a 100% ​​até 2050, a criação de um mecanismo de ação e de um sistema baseado em regras, o estabelecimento de uma meta climática resiliente e com o apoio técnico e financeiro necessários. Mais, os líderes religiosos estão especificamente a pedir aos países mais ricos e aos principais emissores para assumirem mais ações no seu domínio e proporcionarem o apoio necessário para os outros países nesta transição.

Finalmente, os líderes religiosos sublinham a importância de que todos devem agir, em paralelo, com os governos, a fim de aumentar a consciencialização das comunidades e abraçar estilos de vida sustentáveis.

Depois da divulgação da encíclica Laudato Si' do Papa Francisco, da Declaração da Conferência Inter-religiosa de Nova Iorque, a Declaração de Lambeth e a Declaração Islâmica sobre alterações climáticas, a mensagem dos diferentes grupos religiosos e espirituais de todo o mundo é inequívoca em prol da ação climática.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Quercus às 09:48


1 comentário

De humberto a 22.11.2015 às 13:16


«Esta semana, uma declaração assinada por mais de 150 líderes religiosos e espirituais de diferentes religiões foi entregue a Christiana Figueres (...)»


Mais um acto de propaganda em que o que interessa não é propriamente a declaração entregue com as mesmas pretensões do costume mas sim a entrega da declaração e a menção de ser entregue por 150 líderes religiosos que quando se investiga um pouco se verifica que afinal muitos não são líderes de coisa nenhuma, têm sim um cargo confortável atrás de uma secretária.

Uma acto de propaganda feito à medida para encher as páginas de blogues ambientalistas como este.


´´
«e integrar as energias renováveis a 100% até 2050, a criação de um mecanismo de ação e de um sistema baseado em regras, o estabelecimento de uma meta climática resiliente»


Resiliente?! Então agora as metas climáticas já se querem flexíveis? Já querem elasticidade... nas metas?!

(Não, não me enganei no significado da palavra. Ha! Ha! Ha!)


´´
«e com o apoio técnico e financeiro necessários.»


A mesma lenga-lenga do costume e... os já habituais pedidos de apoio financeiro agora versão "líderes religiosos".

Nesta história, não há como escapar, no final vai dar tudo ao mesmo: dinheiro, sempre a pedirem dinheiro.

Comentar post





calendário

Outubro 2015

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031