Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Os cidadãos e as alterações climáticas

Sexta-feira, 02.10.15

World-Wide-Views-map-UK-June-30.jpg

No passado dia 6 de Junho teve lugar em cerca de 80 países espalhados pelos cinco continentes a iniciativa World Wide Views sobre Clima e Energia, que visou o envolvimento dos cidadãos dos diferentes países na discussão dos temas centrais das negociações para o futuro acordo de Paris, que se espera venha a ser alcançado em Dezembro deste ano. Em Portugal, o encontro teve lugar no Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa, responsável pela sua organização.

Os cerca de 100 cidadãos que participaram em cada país (que se procurou fossem representativos da diversidade sociodemográfica nacional) receberam informação sobre as diferentes temáticas em cima da mesa e as diferentes opções que podem ser seguidas, procurando garantir o equilíbrio e a imparcialidade dos argumentos apresentados.

E a mensagem é clara. Os cidadãos de todo o mundo querem ação por parte dos decisores políticos e dos diferentes stakeholders e defendem um acordo vinculativo. A preocupação com os impactos das alterações climáticas é elevada  e impera a defesa de uma atitude de determinação e responsabilidade que envolva todos os países, mesmo que assumam respostas diferenciadas. Portugal surge como um dos países que  exprime maior otimismo quanto à necessidade de tomar medidas, mesmo que difíceis, encarando-as como uma oportunidade para melhorar a qualidade de vida.

A expectativa de que as mensagens dos cidadãos do mundo sejam ouvidas por quem tem responsabilidades no processo negocial é muito elevada, sendo esta uma oportunidade de ouro para que os políticos estabeleçam uma ponte com os cidadãos demonstrando-lhes que fazer política é, antes de qualquer outra coisa, governar para o bem comum. Os cidadãos estarão atentos.

Os resultados estão disponíveis aqui.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Quercus às 10:04


1 comentário

De Humberto a 05.10.2015 às 13:03

«No passado dia 6 de Junho teve lugar em cerca de 80 países espalhados pelos cinco continentes a iniciativa World Wide Views sobre Clima e Energia, que visou o envolvimento dos cidadãos dos diferentes países na discussão»

Está bem, convidaram vários cidadãos por esse mundo fora a envolver-se na discussão. Parece-me uma atitude bastante louvável.


´´
«Os cerca de 100 cidadãos que participaram em cada país (que se procurou fossem representativos da diversidade sociodemográfica nacional) receberam informação sobre as diferentes temáticas em cima da mesa»

Os cidadãos convidados a participar na discussão receberam informação sobre os assuntos a serem discutidos o que parece perfeitamente normal... e lógico.


´´
« e as diferentes opções que podem ser seguidas,»

Como é? Esta agora não percebi!

Os cidadãos convidados receberam também previamente as opções que poderiam ser seguidas nas discussões para as quais foram convidados a participar?

E se os cidadãos convidados a participar na discussão, mesmo mantendo-se dentro das diferentes temáticas, se desviassem das opções pré-definidas?

Aliás. como puderam esses cidadãos representar a "diversidade sociodemográfica nacional" de cada país se foram previamente limitados nas opções a seguir na discussão para que foram convidados?


´´
« procurando garantir o equilíbrio e a imparcialidade dos argumentos apresentados.»

Equilíbrio e imparcialidade quando limitam a discussão a opções previamente escolhidas? Tão brincando comigo!!!


´´
«E a mensagem é clara. Os cidadãos de todo o mundo querem ação por parte dos decisores políticos»

Mensagem claríssima. Está explicado e bem explicado o modo como chegam à conclusão de que "cidadãos de todo o mundo querem ação por parte dos decisores políticos"!!!


Comentar post





calendário

Outubro 2015

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031