Ban Ki-moon: "o dia em que a família humana pôs a casa em ordem"
Ainda decorre a cerimónia de encerramento da Cimeira do Clima, mas o balanço do secretário-geral da ONU está feito: foi dia histórico. "Nunca tantos líderes reuniram desta forma para assumir compromissos face às alterações climáticas. Recordemos este dia como aquele em que decidimos, enquanto família humana, pôr a casa em ordem, a caminho da sustentabilidade", disse Ban Ki-moon.
O secretário-geral das Nações Unidas mostrou-se muito satisfeito com os compromissos assumidos por vários líderes no sentido de atingir o pico de emissões antes de 2020 e de neutralidade climática na segunda metade deste século. Outro motivo de satisfação, disse, é a determinação demonstrada nas negociações para um novo acordo climático em 2015 e na manutenção da subida da temperatura abaixo de 2ºC, através da redução das emissões de gases de efeito de estufa. [ver texto oficial do sumário de encerramento/versão em espanhol]
A cimeira termina com nova exibição do vídeo 'Façamos do Mundo um lugar melhor', narrado por Morgan Freeman (anexo, com legendas em espanhol), seguida da actuação da cantora Natasha Bedingfield, que apresenta o seu último single, "Love song to the earth" (ouvir aqui).