Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Impasse em Lima apesar dos apelos do presidente da COP20

Sexta-feira, 12.12.14

COP20_121214_1555.jpg

São 16h em Lima (21h em Lisboa) e já é certo que a COP20 não terminará às 18h locais, como chegou a prever o presidente do encontro, o ministro peruano do ambiente. Manuel Pulgar-Vidal concluiu há minutos mais um curto plenário informal apenas para fazer um ponto de situação e para transmitir a estratégia para as próximas horas.

Até agora, as negociações centram-se no grupo da Plataforma de Ação de Durban (ADP), que desde ontem à noite está a discutir o novo texto proposto pela mesa, uma versão “mais curta, mais focada, sem preconceitos e que permita gerar consensos até ao final da COP20”, espera o presidente.

No entanto, ainda falta ouvir pelo menos 20 países que não conseguiram pronunciar-se nos trabalhos do grupo ADP, que durante a manhã teve de mudar para uma sala maior de forma a permitir a entrada de observadores. “Essa decisão já criou um melhor ambiente negocial”, acredita Pulgar-Vidal.

O presidente da COP continua a não querer sair de mãos a abanar e deixa novo apelo. “Precisamos de mais tempo e de criar um processo que permita a todas as partes expressarem posições sobre o texto proposto. Nesse sentido, o grupo ADP continuará mais 2 horas até ouvir todas as delegações inscritas, e os ministros da Noruega e de Singapura também terão essas duas horas para continuar as consultas informais. Precisamos de sair daqui com um texto base de Lima e estamos quase lá”. (ver vídeo)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Quercus às 21:05


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.