Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Lançado relatório sobre “O Estado dos Trópicos”

Sexta-feira, 08.08.14

Em 2050, 60% das crianças do planeta habitarão nos trópicos, uma zona do mundo que já alberga cerca de 40% da população mundial. A conclusão é do relatório “O Estado dos Trópicos”, apresentado em Myanmar, no final de Junho, pela Prémio Nobel da Paz e líder da oposição birmanesa, Aung San Suu Kyi.

O documento resulta de uma parceria entre uma dúzia de universidades e centros de investigação de vários países, liderados pela Universidade James Cook, da Austrália, e aponta os avanços e recuos em áreas como o crescimento demográfico, a pobreza e preservação da água doce e das florestas, por exemplo. Analisa igualmente a evolução dos países da região em termos de emissões de gases de efeito de estufa (GEE).

A região tropical situa-se entre os Trópicos de Caranguejo e de Sagitário e abrange partes ou a totalidade de países tão diversos como o Brasil, a Bolívia, a Nigéria, o Zimbabué, a Tailândia, a Índia, a Indonésia, a Papua Nova Guiné, as Fiji, o sul da China e o norte da Austrália.

“As tendências que identificámos neste relatório exigem a atenção dos decisores das políticas globais, dado que revelam como os trópicos, em grande medida, determinam o nosso futuro global”, explica neste artigo a professora Sandra Harding, vice-reitora da Universidade James Cook.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Quercus às 17:24


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.