Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Lisboa adere ao primeiro Dia de Ação Global pelo Clima

Sexta-feira, 29.05.15

nao_fritem_o_planeta_500.jpg

No próximo sábado, dia 30 de Maio, a Quercus vai associar-se a vários grupos de cidadãos e ativistas, numa mobilização que acontecerá na Ribeira das Naus, em Lisboa, com o seguinte programa de atividades:

9h00 – Pintura de Mural
(Local a confirmar, em Lisboa)

17h00 – Concentração: Ribeira das Naus, Lisboa

Várias atividades:
- Fotos
- Gravação de curtas mensagens vídeo
- Corrida pelo Clima
- Petições
- Intervenções de especialistas

22h00 – Festa pelo Clima
Festa no Mob – Espaço Associativo (http://moblisboa.org).

Esta mobilização em Lisboa está a ser divulgada através de um evento na rede social Facebook, disponível em https://www.facebook.com/events/495719753915294/ 

Este será o primeiro Dia de Ação Global pelo Clima por toda a Europa e todo o Mundo, com várias ações de mobilização que vão chamar a atenção para o problema das alterações climáticas.

Este movimento internacional é coordenado por um vasto leque de redes e grupos climáticos, incluindo Greenpeace, 350.org, Avaaz, Rede de Ação Climática, Coligação Climática 21, Amigos da Terra Europa e WWF.

GetUpAnd.jpg

O primeiro Dia de Ação Global pelo Clima foca-se nas consequências das alterações climáticas, apelando aos participantes para agirem urgentemente. Por todo o mundo, os vários movimentos partilham a expressão disseminada nas redes sociais #GetUpAnd, que é depois completada e personalizada por cada uma das iniciativas. Em Lisboa, o apelo também em forma de hashtag dirá #Naofritemoplaneta.

2015 será um ano decisivo para o Planeta

Em Dezembro de 2015, decorrerá em Paris a 21ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP-21), onde será assinado o novo Acordo Global pelo Clima (Acordo de Paris), que entrará em vigor em 2020.

Até lá, estão previstas diversas ações para pressionar os líderes mundiais a assumirem metas e medidas ambiciosas para combater as alterações climáticas.

Por todo o mundo, os cidadãos exigem:
- O fim do investimento em combustíveis fósseis e energia nuclear e o fim da destruição das florestas
- Uma transição justa para 100% de energia renovável e de acesso a todos até 2050. 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Quercus às 21:16