Lisboa também diz não às alterações climáticas
Mais de três centenas de pessoas concentraram-se esta tarde na Praça do Rossio, em Lisboa, para dizer não às alterações climáticas, um problema considerado por vários dos oradores como a principal ameaça que a humanidade enfrenta. A iniciativa inseriu-se no Dia de Ação Global pelo Clima, que contou com ações em centenas de cidades de todo o mundo, com o objectivo comum de alertar os líderes mundiais que é urgente mudar de rumo pelo futuro do nosso planeta.
Continua também a decorrer em Nova Iorque a Marcha pelo Clima, onde algumas dezenas de milhares de activistas desfilam divididos em seis temas: 1. Uma frente de crise, uma oportunidade de mudança; 2. Conseguimos mudar o futuro; 3. Temos soluções; 4. Sabemos quem são os responsáveis; 5. O debate terminou (passar dos factos as ações); 6. Para que tudo mudo, precisamos de todos. A Quercus está presente com outras organizações não governamentais de ambiente no tema 3 da marcha – “Temos soluções”.
O objetivo principal é apelar aos Chefes de Estado, de Governo e Ministros que participarão na Cimeira da ONU dentro de dois dias, na Sede das Nações Unidas em Nova Iorque, para anunciarem e se comprometerem com a resolução do problema das alterações climáticas, cujos prejuízos são visíveis à escala mundial e se agravarão significativamente se não invertermos o ritmo crescente de emissões de gases com efeito de estufa.