Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Nova versão do texto negocial proposto pela presidência da COP20

Sábado, 13.12.14

[Actualizado] Após uma primeira promessa de novidades às 22h, adiada para as 23h30 e posteriormente para a 1h da manhã de sábado, foi finalmente divulgada a nova versão do documento proposto pelo presidente da COP20, às 2h30 de Lima (7h30 de Lisboa), por enquanto ainda apenas no plenário informal do grupo da Plataforma de Ação Durban (ADP).

Texto "não é perfeito", admite Pulgar-Vidal, mas resulta das negociações das últimas horas e do trabalho de concertação desenvolvido pela presidência da COP20 e pelos co-coordenadores do grupo ADP. A proposta foi apresentada em detalhe por um dos co-chairs, Artur Runge-Metzger, que apenas estipulou 30 minutos para análise.

As diferentes Partes pediram tempo para avaliar o seu conteúdo, tendo sido afirmado que o texto não é para ser aceite ou recusado, mas sim para ser negociado. Vários países e grupos de países queixam-se que não foram consultados e pediram mais tempo para analisar o documento (Cuba, Venezuela, Malásia, Sudão, entre outros).

O texto é substancialmente mais curto, retira a componente de financiamento das contribuições nacionais, é muito fraco em termos de caminho e trabalho até 2020 e não faz menção a perdas e danos. Os trabalhos foram entretanto suspensos às 3h30 e serão retomados às 10h de Lima (15h de Lisboa), já no plenário formal do grupo ADP. 

Novo draft do Grupo da Plataforma de Ação de Durban (versão das 02h30 de dia 13/12) by Quercus ANCN

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Quercus às 07:35


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.