ONU espera juntar 125 líderes na Cimeira do Clima de Nova Iorque
A ausência já anunciada dos líderes da China e da Índia, Xi Jinping e Narendra Modi, não deverá afectar a credibilidade ou os resultados da cimeira climática da ONU agendada para dia 23, em Nova Iorque, acredita Christiana Figueres, secretária executiva da Convenção Quadro da ONU sobre Alterações Climáticas (UNFCCC).
Mesmo sem os principais governantes dos primeiro e terceiro maiores poluidores de carbono do planeta, o encontro promovido pelo secretário-geral Ban Ki-moon contará com 125 chefes de Estado e de Governo, entre eles o presidente norte-americano, Barack Obama, e o primeiro-ministro britânico, David Cameron.
A expectativa da ONU é a de que a reunião possa ajudar a forjar o consenso que permita aprovar no próximo ano um novo acordo global de redução de emissões de gases de efeito de estufa, cuja formalização deverá acontecer na Conferência de Paris, agendada para Dezembro de 2015.
"Este processo não termina dia 24 de Setembro. O que é importante é a força dos compromissos e acções de todos os governos até que aprovemos um novo acordo global em Paris”, diz Christiana Figueres. Em Nova Iorque estarão também representantes das principais multinacionais, convidados a discutir temas como a economia verde ou as tecnologias de baixo carbono. [adaptado deste artigo da ‘Responding to Climate Change’]