[R]evolução energética: como atingir 100% de energia renovável para todos em 2050
A Greenpeace lançou uma nova edição do relatório Energy [R]evolution "How to Achieve 100% Renewable Energy for All by 2050", onde mostra ser possível alcançar um futuro baseado em 100% de energias renováveis para todos até 2050. Fornece ainda a evidência de que a transição para um cenário de 100% energia renovável não só irá criar novos postos de trabalho na produção de energia - cerca de 20 milhões nos próximos 15 anos -, mas também o investimento necessário é mais do que pago pelas poupanças futuras em custos de combustível. O cenário 100% energia renovável significa qualidade de vida, saúde e educação. A energia renovável para todos significa igualdade de acesso à energia elétrica, incluindo a de um terço da população que atualmente não tem acesso.
As principais conclusões são:
• 100% energia renovável para todos é possível até 2050, e é a única maneira de garantir que o mundo não sofra os impactos catastróficos das alterações climáticas;
• É fundamental parar de explorar e queimar combustíveis fósseis;
• O setor das energias renováveis está a dar provas que pode transformar a produção de energia;
• Os setores da climatização e dos transportes podem também adotar energias renováveis;
• A transição para 100% energia renovável irá criar postos de trabalho;
• Os custos de investimento são enormes, mas as poupanças são ainda maiores;
• Existe um apoio crescente para um cenário de 100% energias renováveis;
• Não existem grandes barreiras económicas ou técnicas para fazer a transição para 100% de energia renovável até 2050. Esta transição exige apenas a vontade política de fazer a mudança.
Autoria e outros dados (tags, etc)
2 comentários
De Humberto a 26.09.2015 às 08:51
E eu que pensava que os relatórios eram coisa séria que serviam para fornecer informações sobre um qualquer trabalho já terminado ou ainda em curso.
Afinal, não. Afinal há quem use a palavra "relatório" para apresentar cenários e previsões de um futuro a looongo prazo com base em estimativas mais ou menos fantasiosas que ninguém pode saber se estão correctas por serem isso mesmo... estimativas (e do tipo fantasioso).
Desengane-se quem pense que são estimativas minimamente ponderadas. Não! São estimativas de quem defende com unhas e dentes aquilo em que diz acreditar sem tomar em mínima consideração qualquer ponto de vista contrário ou não fosse a Greenpeace a... Greenpeace e igual a tantas outras organizações que andam por aí!
«, onde mostra ser possível alcançar um futuro baseado em 100% de energias renováveis para todos até 2050.»
Haja dinheiro a jorrar abundantemente e rédea livre e tudo ou quase tudo se torna possível. É ou não é verdade?
No entanto há algo que não bate certo: devido à natureza do vento e das condições atmosféricas que afectam a passagem da radiação solar a produção eléctrica dos parques eólicos e solares sofre inúmeras flutuações diárias que precisam de ser colmatadas de modo a que o fornecimento de energia aos consumidores seja estável.
Como tal estabilidade só é possível com a existência de centrais de apoio a funcionarem em regime de prontidão e que funcionam com combustíveis fósseis tal torna tecnicamente impossível o objectivo de 100% renováveis. (Que grande pedra no sapato!)
« Fornece ainda a evidência de que a transição para um cenário de 100% energia renovável não só irá criar novos postos de trabalho na produção de energia - cerca de 20 milhões nos próximos 15 anos -,»
Ora então... um "relatório" onde são apresentados cenários e previsões de um futuro a longo prazo com base em estimativas mais ou menos fantasiosas que ninguém pode saber se estão correctas por serem isso mesmo... estimativas, é capaz de fornecer a evidência?
Está visto que por aqui ninguém conhece o significado da palavra "evidência".
Ou então está mal traduzido do Inglês: a tradução de "evidence" é "indício" e não "evidência".
E mesmo para falar de simples indícios já é preciso puxar pela imaginação.
« mas também o investimento necessário é mais do que pago pelas poupanças futuras em custos de combustível.»
Decididamente não é o que tem acontecido até agora e mente com todos os dentes (ou dedos) quem diga (ou escreva) o contrário.
Se isso realmente fosse possível a factura de electricidade apresentaria um decréscimo do valor a pagar e não os custos acrescentados que andamos a pagar provenientes destas energias renováveis.
E assim se confirma que o "relatório" da Greenpeace não passa de previsões de um futuro a longo prazo com base em estimativas também elas comprovadamente fantasiosas.
« O cenário 100% energia renovável significa qualidade de vida,»
A sério?
« saúde»
Não é isso o que a quercus diz sobre o parque eólico projectado para Moncorvo.
« e educação.»
Deixem-me adivinhar. Talvez... o mesmo tipo de educação como o pretendido com o livro de BD "Portugal 2055" destinado às mentes jovens e influenciáveis... e aqui (neste blogue) tão prontamente divulgado. Que belo exemplo de educação era esse!
« A energia renovável para todos significa igualdade de acesso à energia elétrica, incluindo a de um terço da população que atualmente não tem acesso.»
Como pode significar igualdade de acesso se a actual energia renovável é várias vezes mais cara do que a produzida por combustíveis fósseis?