Vancouver vai tornar-se 100% renovável
A cidade de Vancouver, no Canadá, aprovou a sua estratégia se tornar 100% renovável. O conselho municipal já tinha adotado este objetivo em Março de 2015 e os técnicos municipais elaboraram uma estratégia detalhada, abrangendo vários sectores, para cumprir o objetivo.
O conselho aprovou esta semana por unanimidade a “Estratégia para Uma Cidade Renovável” para a cidade de Vancouver. A estratégia expõe a forma como a cidade planeia atingir o objetivo, através do:
- Aumento da eficiência energética em edifícios: em 2050, 70% do parque imobiliário de Vancouver (incluindo todos dentro da comunidade) estará dentro ou próximo do objetivo “carbono zero”;
- Transferência modal significativa na mobilidade urbana, beneficiando os modos suaves (andar a pé e de bicicleta). Aumento das deslocações pendulares em veículos elétricos e híbridos movidos a biocombustíveis, e do transporte comercial em veículos movidos a biometano, hidrogénio e outros combustíveis alternativos (elétricos e híbridos);
- Políticas e programas públicos, incluindo incentivos.
Os próximos passos passam pela implementação e o planeamento da estratégia pelo município.
Em Dezembro, o presidente da câmara municipal irá apresentar esta estratégia na conferência climática, em Paris, na esperança que possa servir de exemplo para outras cidades. Esta liderança vai ajudar a garantir um futuro baseado em eficiência energética e energias renováveis para Vancouver, enquanto outras cidades deverão adotar metas semelhantes.
A proposta de estratégia e o sumário executivo podem ser consultados na página da Internet do município.
Autoria e outros dados (tags, etc)
1 comentário
De humberto a 22.11.2015 às 15:39
Devem ser ricos! Ou então estão-se lixando para os pobres da cidade.
´´
«O conselho aprovou esta semana por unanimidade a “Estratégia para Uma Cidade Renovável” para a cidade de Vancouver. A estratégia expõe a forma como a cidade planeia atingir o objetivo, através do:
- Aumento da eficiência energética em edifícios: em 2050, 70% do parque imobiliário de Vancouver (incluindo todos dentro da comunidade) estará dentro ou próximo do objetivo “carbono zero”;»
Parece afinal que os pobres podem respirar de alívio... já não têm de se endividar ainda mais para tornar as suas casas energeticamente eficientes, do ponto de vista de novos e mais exigentes requisitos.
É um objectivo do actual governo a cumprir nas próximas dezeeenas de anos... Entretanto muitas mudanças ocorrerão no governo regional e central.
´´
«- Transferência modal significativa na mobilidade urbana, beneficiando os modos suaves (andar a pé e de bicicleta). Aumento das deslocações pendulares em veículos elétricos e híbridos movidos a biocombustíveis, e do transporte comercial em veículos movidos a biometano, hidrogénio e outros combustíveis alternativos (elétricos e híbridos);»
Hmmm...
´´
«- Políticas e programas públicos, incluindo incentivos.
Os próximos passos passam pela implementação e o planeamento da estratégia pelo município.
Em Dezembro, o presidente da câmara municipal irá apresentar esta estratégia na conferência climática, em Paris, na esperança que possa servir de exemplo para outras cidades.»
Ah, o presidente da câmara gosta de popularidade, gosta de se destacar! De mostrar a "sua" cidade como um exemplo!
´´
« Esta liderança vai ajudar a garantir um futuro baseado em eficiência energética e energias renováveis para Vancouver, enquanto outras cidades deverão adotar metas semelhantes.
A proposta de estratégia e o sumário executivo podem ser consultados na página da Internet do município.»
A ver vamos o que irá sair daí.